sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Para entrar no ritmo das aulas




                    Agora não tem mais desculpa! Quem anda com aquela ressaquinha pós-férias precisa dar um jeito de retomar o ritmo… Claro que depois de dois meses dormindo e acordando tarde, sem grandes responsabilidades, podendo sair quando quer e com todo o tempo disponível para descansar, é difícil mesmo voltar a acordar cedo e esquematizar o dia para dar conta de todas as obrigações. Mas é só se empenhar um pouco que você consegue!
                   O primeiro passo é tentar regularizar o sono. E boa parte dessa higiene mental depende apenas da sua força de vontade. Em vez de ficar se distraindo no computador, jogando videogame ou vendo TV, estabeleça um horário que garanta, pelo menos, oito horas de sono até o momento que você precisa se levantar (sem ficar atrasado!). No mínimo uma hora antes do horário de ir para a cama, desligue os aparelhos eletrônicos. É um jeito de deixar seu cérebro ir se acalmando e entender que, logo, terá de descansar mesmo. Outra dica é evitar exercícios físicos pelo menos duas horas antes de ir para cama. A atividade física libera substâncias no organismo que nos fazem superbem, mas acabam nos deixando “ligados”. Aí não dá para dormir mesmo!
                     No dia seguinte, nada de ficar se enrolando na cama. Assim que o despertador tocar, você tem de se levantar. Se o sono for insuportável durante o dia, tire uma soneca à tarde para compensar. Mas nada de exageros! Se você dormir mais de uma hora e meia, vai ser mais difícil sentir sono à noite… E aí o ciclo recomeça: você dorme muito tarde, tem dificuldade para acordar cedo no dia seguinte, sente sono o dia inteiro, dorme à tarde…
                    E vamos usar o bom senso, né?! Balada durante a semana é uma bela roubada para quem pretende levar a escola a sério. Uma noite em que você tenha privação de sono é capaz de arruinar o resto da semana. Não tem essa de que dá para aguentar bem até o final de semana para tirar o atraso. Seu cérebro vai funcionar mais devagar enquanto você estiver privado de sono, o aprendizado vai ficar prejudicado, seu corpo vai se ressentir e ficar molenga… Não é melhor esperar a sexta-feira ou o sábado para sair? Aí, no dia seguinte, dá para dormir mais! Só não vale pesar a mão e começar tudo de novo. Se você se levantar às quatro da tarde no domingo, vai ser difícil dormir cedo e acordar disposto na segunda-feira, não é mesmo?





Nenhum comentário:

Postar um comentário