terça-feira, 8 de abril de 2014

Os benefícios da Leitura


São vários os benefícios que a leitura traz ao aluno. E é por isso, que ela deve ser incentivada desde a infância, pois é nessa idade que todos os hábitos se formam.



A literatura infantil é um caminho que leva a criança a desenvolver a imaginação, emoções e sentimentos de forma prazerosa e significativa.





Apesar da grande importância que a literatura exerce na vida do aluno, seja no desenvolvimento emocional ou na capacidade de expressar melhor suas ideias, em geral, eles não gostam de ler e fazem-no por obrigação. Para isso, existem dois fatores que contribuem para que os alunos despertem o gosto pela leitura: curiosidade e exemplo. 

 


Hoje a dimensão de literatura infantil é muito mais ampla e importante. Ela proporciona à criança um desenvolvimento emocional, social e cognitivo. Quanto mais cedo o aluno tiver contato com os livros e perceber o prazer que a leitura produz, maior será a probabilidade dela tornar-se um adulto leitor.Da mesma forma através da leitura o aluno adquire uma postura crítico-reflexiva, extremamente relevante à sua formação cognitiva.






Desenvolver o interesse e o hábito pela leitura é um processo constante, que começa muito cedo, em casa, aperfeiçoa-se na escola e continua pela vida inteira.



Nenhum comentário:

Postar um comentário