sexta-feira, 6 de julho de 2012

Novo Acordo Ortográfico!



                                                                                                                                
Fonte: Site Atrevida
 Adaptado por: Geysse Caroline Bitencourtt


                Conhecer a nova lei ortográfica é muito importante na hora de fazer uma redação ou uma prova de português na escola. Veja a baixo algumas dicas:

- Não se usa mais o trema ( ¨ ), sinal colocado sobre a letra u para indicar que ela deve ser pronunciada nos grupos gue, gui, que, qui. Ex: linguiça, tranquilo, cinquenta.

- Não se usa mais o acento nos ditongos abertos ei e oi das palavras paroxítonas (palavras que têm acento tônico na penúltima sílaba). Ex: boia, joia, estrela, colmeia. Mas ATENÇÃO: o acento continua existindo nas palavras oxítonas e nos monossílabos tônicos terminados em éis e óis como herói, dói, sóis, etc.

- Não se usa mais o acento em palavras terminadas em êem e ôos (s). Exemplos: enjoo, leem, zoo. Mas atenção: o acento continua existindo  nos verbos por e poder e nos verbos que estejam no plural. Exemplo: pôr, pôde, têm.

- Não se usa mais o acento diferencial nas palavras pára/ para, pêlo/pelo, pólo (polo) e pêra/ pera.

- Você deve usar o hífen em palavras que não apresentam elementos de ligação. Exemplos: arco-íris, boa-fé, guarda-chuva, segunda-feira, bate-boca. Atenção: não se usa hífen em palavras que perderam a composição: pontapé, paraquedista, mandachuva, girassol.

- Não se usa mais hífen entre palavras que tenham um conector como de, e e com. Exemplos: rabo de cavalo, maria vai com as outras, pé de moleque, dia a dia, fim de semana, cara de pau, olho de sogra. Algumas exceções: cor-de-rosa, pé-de-meia, água-de-colônia, mais-que-perfeito.

- Usa-se o hífen antes de palavras que iniciem com h ou quando a primeira palavra terminar com a mesma letra com que a segunda palavra começa.  Exemplos: super-homem, anti-higiênico, micro-ondas, inter-regional. Nos outros casos, não se usa hífen. Exemplos: superinteressante, autoescola, agroindustrial.


E aí, anotou as regras da nova lei ortográfica para não errar mais?


Então gente é isso ai, Beijos e até a próxima!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário