sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Pronomes interrogativos


Por certo, o termo “pronome” não lhe causa nenhuma estranheza, não é verdade? Mas, mesmo assim, recordaremos um pouquinho mais sobre eles, para que possamos compreender perfeitamente o assunto do qual iremos tratar agora. 

Sabemos que o pronome, além de pertencer às classes gramaticais , classifica-se como aquela palavra que acompanha ou substitui o substantivo, indicando sua posição em relação às três pessoas do discurso (eu, tu, ele), como, por exemplo: meu  livro, aquelegaroto, ninguém chegou, entre outros exemplos. Dessa forma, relembramos também que essa classe dos pronomes possui distintas classificações, subdividindo-se em pronomes pessoais do caso reto e do oblíquo, pronomes de tratamento, demonstrativos, possessivos, relativos, indefinidos e os pronomes interrogativos – os quais iremos conhecer nesse artigo. 

Quando falamos em pronomes interrogativos, devemos pensar naquele sinalzinho de pontuação (?) usado para fazer perguntas. Ao fazermos isso, temos condições de entender o porquê de esses pronomes serem assim classificados, uma vez que são usados na formulação de perguntas, feitas de forma direta ou indireta. Vamos ver alguns exemplos? 

Quantos alunos vieram à aula? – pergunta direta
Não se sabe quantos alunos vieram à aula – pergunta indireta. 
Agora que já conhecemos a função dos pronomes interrogativos, iremos conhecer quais são eles, uma vez que existem aqueles que podem ir para o plural, ou seja, que podem ser flexionados, e aqueles que não podem, também chamados de invariáveis. 

Os pronomes interrogativos são utilizados na formulação de perguntas, classificando-se como variáveis e invariáveis.


Outro detalhe do qual não podemos nos esquecer é que esses pronomes, assim como ospronomes indefinidos , referem-se à terceira pessoa (ele, ela, eles, elas) de modo vago, indefinido. 
Por Vânia Duarte
Graduada em Letras
Equipe Escola Kids

Nenhum comentário:

Postar um comentário