sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Pronomes Relativos e Interrogativos

Pronomes Relativos

São pronomes relativos aqueles que representam nomes já mecionados anteriormente e com os quais se relacionam. 
Exemplo: 
Não conhecemos o aluno. O aluno saiu. 
Não conhecemos o aluno que saiu.
Como se pode perceber, o que, nessa frase está substituindo o termo aluno e está relacionando a segunda oração com a primeira. 
Os pronomes relativos são os seguintes: onde, quem, que, o qual, a qual, os quais, as quais, cujo, cuja cujos, cujas, quanto, quanta, quantos, quantas.
ATIVIDADES 
1) Clique na frase onde há um pronome relativo: 
a) Ontem encontrei Camila, a quem dei flores.
[R]
b) Quando voce vai trazer meus cds?
[R]
c) Meu tio foi ao parque com minha tia.
[R]
Pronomes Interrogativos 
São aqueles usados na formulação de perguntas diretas ou indiretas.
Assim como os indefinidos, referem-se a Terceira Pessoa do Discurso. 
 Os principais pronomes interrogativos são: 
* invariáveis: quem, que. 
* variáveis: qual, quais, quanto, quantos, quanta, quantas. 
Exemplo: Quem pegou meu caderno?
Quantos anos você tem?
ATIVIDADES
1) Escreva pronomes interrogativos para completar as perguntas:
a)
anos você tem? [R] 
b)
vai comigo no supermercado? [R]
c)
são os brinquedos que vão para a doação? [R]

Nenhum comentário:

Postar um comentário