quarta-feira, 6 de junho de 2012

Passeio de Estudos - Museu Egípcio


by Ana J. Fiamoncini


Cultura faz bem à Saúde, sabiam? E complementando nossos estudos sobre o Egito, no dia 29 de maio de 2012 fomos a um passeio de estudos até o Blumenau no Norte Shopping num museu Egípcio Interativo que está instalado no shopping até o dia 10 do mês de junho.

Ouvimos diversas histórias sobre o Antigo Egito, o Rio Nilo, os 1º Faraós, vimos estátuas, sarcófagos, múmias, papiros além da ligação direta com duas pessoas nascidas lá com quem pudemos conversar e tirar nossas dúvidas.

 Eu acho que só quem já estudou sobre o Egito sabe que Tutancâmon foi o filho e genro de Akhenaton (o faraó que instituiu o culto de Aton, o deus Sol) e filho de Kiya. E foi o menino que se tornou faraó mais jovem com apenas 9 anos e também o que morreu mais jovem com apenas 19 anos. Devido ao fato de ter falecido tão novo, o seu túmulo não foi tão suntuoso quanto o de outros faraós.      

Antigamente no Egito eles acreditavam que os faraós teriam uma segunda vida depois da morte e junto ao túmulo onde estavam guardados os seus órgãos, também eram deixado ouro e outras coisas que ele iria “usar” numa outra vida. 

E têm várias outras curiosidades como, por exemplo, em 1990 foi descoberta uma pedra da época do Antigo Egito com 3 diferentes escritas e demoraram 20 anos para decifrar o que estava escrito nela.

                   Aí vai uma pergunta diretamente para vocês:

  1. Quantas letras à no alfabeto Egípcio?
  2. E é verdade que uma letra deles pode significar uma frase brasileira?

   Responda e curta as fotos.


Estas São algumas informações coletadas no passeio mas vale continuar com a pesquisa aqui na sala de aula.

                                                                                  

Nenhum comentário:

Postar um comentário