quarta-feira, 27 de junho de 2012

Trabalho infantil

Por que crianças com idade abaixo de 16 anos
 podem trabalhar na televisão e as outras não?

by Marco




            Segundo a constituição Brasileira, jovens só podem começar a trabalhar com 16 anos mas você nunca se perguntou por que crianças com idade menor podem trabalhar na televisão? Porque pela Lei Judicial Brasileira a participação de crianças em programas de televisão ou em peças teatrais não são considerados trabalhos regulares (no entanto são assalariadas...) mas é preciso um alvará pedindo uma autorização para a justiça da infância e com autorização assinada pelos pais.

            Adolescentes de 12, 13, 14 e 15 anos muitas vezes tem capacidade e vontade de trabalhar, ou por simplesmente querer ganhar seu próprio dinheiro ou porque querem e precisam ajudar na renda familiar.

                Em algumas vezes adolescentes por não terem idade suficiente para trabalhar acabam indo para as ruas passarem o tempo, quando conhecem pessoas de má índole, que acabam os levando para um mau caminho. Muitas vezes também este adolescente acaba conhecendo outros caminhos que teoricamente serão mais fáceis para serem trilhados como o caminho do tráfico de drogas, por exemplo.

            Claro, queremos que esta realidade esteja bem distante de nós, moradores  de Rodeio, mas vale levantar a questão e se perguntar: não seria mehor se tivéssemos a opção de podermos trabalhar ou não antes dos 16 anos de idade? Afinal, se podemos engravidar, fumar e sair de casa antes dos 16 anos, por que não trabalhar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário